EQUIPA
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL
Detalhes
Fotos
Resultados
Jogos
Plantel
Emblema
Equipamento
Morada:


Portugal
Contactos:

Telefone:

Fax:

Email:

Mais Informações:

Fundação:

Cores do Clube:

Estádio: Lugares:

História:

Fundada a 31 de Março de 1914 pelas três associações regionais então existentes – Lisboa, Portalegre e Porto – a União Portuguesa de Futebol foi a antecessora da actual Federação Portuguesa de Futebol, que ganhou esta denominação no Congresso Extraordinário de 28 de Maio de 1926.

Nos primeiros anos da sua existência, a UPF limitou-se a organizar alguns encontros entre as selecções de Lisboa e do Porto, bem como a apresentar a candidatura de Portugal à FIFA, candidatura essa que foi aceite no XII Congresso da FIFA, organizado em Genebra, em Maio de 1923, e a partir do qual Portugal passou a ser um membro efectivo daquele organismo.

A União Portuguesa de Futebol organizaria o primeiro Campeonato de Portugal na época de 1922. Curiosamente, ainda antes de o I Campeonato de Portugal ter início, a Selecção Nacional entrava em actividade, algo de raríssimo na história do futebol internacional.

Em 1926, a União Portuguesa de Futebol deu lugar à actual Federação Portuguesa de Futebol.

“Não há duas opiniões em contrário. O futebol que se joga e sempre se jogou em Portugal veio de Inglaterra, pela mão de alguns jovens lusitanos educados nos melhores colégios daquele países e, também, por cidadãos britânicos a trabalhar entre nós.

Há, porém, duas versões sobre a chegada da primeira bola a Portugal. Uma aponta para o Funchal e é atribuída a um inglês de nome Harry Hilton, que ali residia - facto assinalado, durante muitos anos, num pequeno muro do parque infantil do jardim da Camacha, inserindo, em letras metálicas, a legenda “Aqui se praticou futebol pela primeira vez em Portugal em 1875.

Outra diz terem sido os irmãos Eduardo e Frederico Pinto Basto, em 1886, os portadores de uma bola com o forte desejo de continuarem, na sua pátria, um desporto, o futebol, que muito os apaixonara.

A ideia foi acolhida com o maior interesse e entusiasmo pelo irmão maioritário dos jovens estudantes, Guilherme Pinto Basto, que, porém, não se limitou a afagar a bola, como um simples brinquedo para se divertir e pontapear num jogo. Não. Foi bem mais longe. Reuniu amigos, alguns deles ingleses, levou-os até Cascais e, nos terrenos da Parada, um pouco adiante da cidadela, onde hoje existe um jardim público, ali promoveu, numa tarde domingueira de Outubro de 1888, a primeira exibição de futebol em Portugal. Não um jogo, apenas um ensaio, como ele próprio o rotulou, para mostrar aos companheiros e ao público, que prontamente ali acorreu, como se jogava futebol.

Nesse ensaio que hoje podemos entender como exibição ou treino, intervieram, para além de quatro Pinto Basto, outros jogadores que ficaram para a história como os primeiros futebolistas portugueses… [juntamente com outros jogadores] …que, três meses depois, nos terrenos do Campo Pequeno, precisamente no sítio onde hoje se encontra a Praça de Touros, em frente ao Palácio de Galveias, participaram no primeiro jogo de futebol, já com as regras, então adoptadas, em Inglaterra.

Estes actos, em si, e outras iniciativas de Guilherme Pinto Basto, na propaganda e expansão do futebol, levaram ao justo e unânime reconhecimento do seu nome como o do verdadeiro introdutor do mais popular desporto em Portugal. E, implicitamente, o ano de 1888 ficou, assim, praticamente oficializado, como o do nascimento do futebol no nosso país.”
(In “1914 – Os anos de diamante – 1989 / No primeiro Centenário do Futebol Português” da Autoria de Henrique Parreirão, Edição da FPF)

Ganhou dois Mundiais Sub-20 consecutivos, em 1989 e 1991 com uma verdadeira galáxia de estrelas, os maiores sendo os meio-campistas Luís Figo e Rui Costa (a essas estrelas foi dado o nome de a geração de ouro).
Contudo, não conseguiram transferir seu sucesso das categorias de base para o nível adulto.
Portugal foi o país anfitrião do Campeonato da Europa de Futebol 2004, em que se classificou em 2º lugar, apenas atrás da Grécia.

Historial:

Campeonato Europeu:
1984 : 3º lugar
1996: Quartos-Finais
2000 : 3º lugar
2004 : 2º lugar (vice-campeão)
2008 : Quartos-Finais

Campeonato Mundial:
1966 : 3º lugar
1986 : fase de grupos
2002 : fase de grupos
2006 : 4º lugar

NOTÍCIAS
23095 resultados em 2310 páginas
00001
Derby dá empate e Porto aproveita
O derby de Lisboa, entre Benfica e Sporting, terminou empatado 1-1, valendo os golos de Gaitán e Slimani, pelo que o triunfo do FC Porto permitiu-lhe fugir aos rivais.
Empate no derby lisboeta, colossos em apuros
Num fim-de-semana em que o derby lisboeta deu empate, Real Madrid e Manchester City perderam, o Bayern empatou, enquanto Chelsea e Zlatan Ibrahimović mostraram veia goleadora.
Mitroglou regressa ao Olympiacos
"Apenas posso prometer fazer o que faço melhor: marcar muitos golos", disse Kostas Mitroglou após regressar a um Olympiacos em busca da sua forma, por força das mexidas ocorridas.
Paderborn mais tranquilo após vencer Hamburgo
"Vamos desfrutar do momento mas continuaremos com os pés bem assentes na terra", disse o treinador do Parderborn, André Breitenreiter, após a sua equipa vencer por 3-0 o Hamburgo.
Ronda pelas transferências da UEFA Champions League
O UEFA.com tem todos os detalhes das entradas e saídas de jogadores nas 32 equipas da UEFA Champions League, bem como as actualizações antes do fim do prazo de transferências.
United empresta Hernández ao Real Madrid
O campeão europeu Real Madrid reforçou ainda mais o ataque ao garantir o empréstimo, até final da época, do avançado Javier Hernández junto do Manchester United.
SPORTFIVE vende pacotes de hospitalidade
A SPORTFIVE, de Hamburgo, foi escolhida como a agência de vendas exclusiva do UEFA EURO 2016 para Áustria, Bélgica, Alemanha, Espanha, Suíça e Holanda.
Último dia do prazo de transferências: Europa League
O UEFA.com resume todas as entradas e saídas de jogadores ao longo do Verão nos 48 clubes que vão disputar a fase de grupos e manterá a lista actualizada até ao encerramento da janela de transferências.
Cerci tenta ser nova referência em Espanha
Com a contratação do avançado Alessio Cerci por parte do Atlético ao Torino, o UEFA.com recorda outros jogadores italianos que brilharam durante a sua passagem pela Liga espanhola.
Descarregue o podcast Da UEFA Champions League
Estivemos à conversa com Cristiano Ronaldo e Carlo Ancelotti, do Real Madrid, assim como com o português André-Villas Boas e com Edwin van der Sar numa antevisão especial da UEFA Champions League.
23095 resultados em 2310 páginas
00001
  • LIGA SAGRES
  • LIGA VITALIS
  • CARSLBERG CUP
  • Clube
    Pos.
    J
    V
    D
    E
    Pts.
    FC Porto
    1
    12
    10
    0
    2
    32
    Benfica
    2
    12
    8
    4
    0
    24
    Guimarães
    3
    12
    6
    3
    3
    21
    Sporting
    4
    12
    5
    3
    4
    19
    Académica
    5
    12
    5
    4
    3
    18
    U. Leiria
    6
    12
    5
    4
    3
    18
    Sp. Braga
    7
    12
    5
    5
    2
    17
    Nacional
    8
    12
    5
    5
    2
    17
    Olhanense
    9
    12
    3
    3
    6
    15
    Beira Mar
    10
    12
    3
    3
    6
    15
    P. Ferreira
    11
    12
    3
    4
    5
    14
    Rio Ave
    12
    12
    3
    5
    4
    13
    V.Setúbal
    13
    12
    3
    5
    4
    13
    Marítimo
    14
    12
    2
    4
    6
    12
    Portimonense
    15
    12
    2
    8
    2
    8
    Naval
    16
    12
    1
    9
    2
    5