EQUIPA
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL
Detalhes
Fotos
Resultados
Jogos
Plantel
Emblema
Equipamento
Morada:


Portugal
Contactos:

Telefone:

Fax:

Email:

Mais Informações:

Fundação:

Cores do Clube:

Estádio: Lugares:

História:

Fundada a 31 de Março de 1914 pelas três associações regionais então existentes – Lisboa, Portalegre e Porto – a União Portuguesa de Futebol foi a antecessora da actual Federação Portuguesa de Futebol, que ganhou esta denominação no Congresso Extraordinário de 28 de Maio de 1926.

Nos primeiros anos da sua existência, a UPF limitou-se a organizar alguns encontros entre as selecções de Lisboa e do Porto, bem como a apresentar a candidatura de Portugal à FIFA, candidatura essa que foi aceite no XII Congresso da FIFA, organizado em Genebra, em Maio de 1923, e a partir do qual Portugal passou a ser um membro efectivo daquele organismo.

A União Portuguesa de Futebol organizaria o primeiro Campeonato de Portugal na época de 1922. Curiosamente, ainda antes de o I Campeonato de Portugal ter início, a Selecção Nacional entrava em actividade, algo de raríssimo na história do futebol internacional.

Em 1926, a União Portuguesa de Futebol deu lugar à actual Federação Portuguesa de Futebol.

“Não há duas opiniões em contrário. O futebol que se joga e sempre se jogou em Portugal veio de Inglaterra, pela mão de alguns jovens lusitanos educados nos melhores colégios daquele países e, também, por cidadãos britânicos a trabalhar entre nós.

Há, porém, duas versões sobre a chegada da primeira bola a Portugal. Uma aponta para o Funchal e é atribuída a um inglês de nome Harry Hilton, que ali residia - facto assinalado, durante muitos anos, num pequeno muro do parque infantil do jardim da Camacha, inserindo, em letras metálicas, a legenda “Aqui se praticou futebol pela primeira vez em Portugal em 1875.

Outra diz terem sido os irmãos Eduardo e Frederico Pinto Basto, em 1886, os portadores de uma bola com o forte desejo de continuarem, na sua pátria, um desporto, o futebol, que muito os apaixonara.

A ideia foi acolhida com o maior interesse e entusiasmo pelo irmão maioritário dos jovens estudantes, Guilherme Pinto Basto, que, porém, não se limitou a afagar a bola, como um simples brinquedo para se divertir e pontapear num jogo. Não. Foi bem mais longe. Reuniu amigos, alguns deles ingleses, levou-os até Cascais e, nos terrenos da Parada, um pouco adiante da cidadela, onde hoje existe um jardim público, ali promoveu, numa tarde domingueira de Outubro de 1888, a primeira exibição de futebol em Portugal. Não um jogo, apenas um ensaio, como ele próprio o rotulou, para mostrar aos companheiros e ao público, que prontamente ali acorreu, como se jogava futebol.

Nesse ensaio que hoje podemos entender como exibição ou treino, intervieram, para além de quatro Pinto Basto, outros jogadores que ficaram para a história como os primeiros futebolistas portugueses… [juntamente com outros jogadores] …que, três meses depois, nos terrenos do Campo Pequeno, precisamente no sítio onde hoje se encontra a Praça de Touros, em frente ao Palácio de Galveias, participaram no primeiro jogo de futebol, já com as regras, então adoptadas, em Inglaterra.

Estes actos, em si, e outras iniciativas de Guilherme Pinto Basto, na propaganda e expansão do futebol, levaram ao justo e unânime reconhecimento do seu nome como o do verdadeiro introdutor do mais popular desporto em Portugal. E, implicitamente, o ano de 1888 ficou, assim, praticamente oficializado, como o do nascimento do futebol no nosso país.”
(In “1914 – Os anos de diamante – 1989 / No primeiro Centenário do Futebol Português” da Autoria de Henrique Parreirão, Edição da FPF)

Ganhou dois Mundiais Sub-20 consecutivos, em 1989 e 1991 com uma verdadeira galáxia de estrelas, os maiores sendo os meio-campistas Luís Figo e Rui Costa (a essas estrelas foi dado o nome de a geração de ouro).
Contudo, não conseguiram transferir seu sucesso das categorias de base para o nível adulto.
Portugal foi o país anfitrião do Campeonato da Europa de Futebol 2004, em que se classificou em 2º lugar, apenas atrás da Grécia.

Historial:

Campeonato Europeu:
1984 : 3º lugar
1996: Quartos-Finais
2000 : 3º lugar
2004 : 2º lugar (vice-campeão)
2008 : Quartos-Finais

Campeonato Mundial:
1966 : 3º lugar
1986 : fase de grupos
2002 : fase de grupos
2006 : 4º lugar

NOTÍCIAS
21299 resultados em 2130 páginas
00001
Abete esperançado em legado duradouro
O presidente da Federação Italiana de Futebol, Giancarlo Abete, espera que a final da UEFA Europa League deixe um legado duradouro, numa altura em que Turim recebe o troféu antes da final de 14 de Maio.
Real Sociedad mantém confiança em Arrasate
Jagoba Arrasate, de 35 anos, vai manter-se ao leme da Real Sociedad durante mais duas temporadas, depois de ter assinado um novo contrato com a turma basca.
Kellermann explica ascensão do Wolfsburgo
No momento em que o Wolfsburgo prepara a meia-final alemã contra o Potsdam, o treinador Ralf Kellermann explica como as germânicas passaram de equipa modesta a campeãs europeias.
Turim recebe troféu da UEFA Europa League
O Presidente da UEFA, Michel Platini, classificou a UEFA Europa League como uma "competição do coração", durante a entrega do troféu ao presidente da câmara de Turim, Piero Fassino.
Trezeguet recorda sucesso francês no EURO
David Trezeguet falou do "golo de ouro" que deu a vitória à França no UEFA EURO 2000, da conquista do Mundial em casa, dois anos antes, e do que "les bleus" podem esperar no UEFA EURO 2016.
Confirmado calendário de jogos e televisivo do EURO Sub-17
O calendário de jogos do EURO Sub-17, no próximo mês, foi confirmado, com os 15 desafios do torneio a serem transmitidos no Eurosport International ou Eurosport 2.
Šuker reeleito na Croácia
Davor Šuker vai cumprir um segundo mandato de quatro anos como presidente da Federação croata e mostra-se satisfeito por poder retribuir ao futebol o que este lhe deu.
Sparta quer prolongar invencibilidade
Bořek Dočkal espera que o Sparta de Praga - a única equipa dos principais campeonatos europeus que ainda não perdeu em 2013/14 - possa acabar a temporada invicto.
Real e Barça divididos pela história na Taça de Espanha
Antes da sétima final da Taça de Espanha entre Real Madrid e Barcelona, o UEFA.com recorda os duelos anteriores entre ambos no jogo decisivo da competição.
Real e Barça divididos pela história na Taça de Espanha
Antes da sétima final da Taça de Espanha entre Real Madrid e Barcelona, o UEFA.com recorda os duelos anteriores entre ambos no jogo decisivo da competição.
21299 resultados em 2130 páginas
00001
  • LIGA SAGRES
  • LIGA VITALIS
  • CARSLBERG CUP
  • Clube
    Pos.
    J
    V
    D
    E
    Pts.
    FC Porto
    1
    12
    10
    0
    2
    32
    Benfica
    2
    12
    8
    4
    0
    24
    Guimarães
    3
    12
    6
    3
    3
    21
    Sporting
    4
    12
    5
    3
    4
    19
    Académica
    5
    12
    5
    4
    3
    18
    U. Leiria
    6
    12
    5
    4
    3
    18
    Sp. Braga
    7
    12
    5
    5
    2
    17
    Nacional
    8
    12
    5
    5
    2
    17
    Olhanense
    9
    12
    3
    3
    6
    15
    Beira Mar
    10
    12
    3
    3
    6
    15
    P. Ferreira
    11
    12
    3
    4
    5
    14
    Rio Ave
    12
    12
    3
    5
    4
    13
    V.Setúbal
    13
    12
    3
    5
    4
    13
    Marítimo
    14
    12
    2
    4
    6
    12
    Portimonense
    15
    12
    2
    8
    2
    8
    Naval
    16
    12
    1
    9
    2
    5