EQUIPA
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL
Detalhes
Fotos
Resultados
Jogos
Plantel
Emblema
Equipamento
Morada:


Portugal
Contactos:

Telefone:

Fax:

Email:

Mais Informações:

Fundação:

Cores do Clube:

Estádio: Lugares:

História:

Fundada a 31 de Março de 1914 pelas três associações regionais então existentes – Lisboa, Portalegre e Porto – a União Portuguesa de Futebol foi a antecessora da actual Federação Portuguesa de Futebol, que ganhou esta denominação no Congresso Extraordinário de 28 de Maio de 1926.

Nos primeiros anos da sua existência, a UPF limitou-se a organizar alguns encontros entre as selecções de Lisboa e do Porto, bem como a apresentar a candidatura de Portugal à FIFA, candidatura essa que foi aceite no XII Congresso da FIFA, organizado em Genebra, em Maio de 1923, e a partir do qual Portugal passou a ser um membro efectivo daquele organismo.

A União Portuguesa de Futebol organizaria o primeiro Campeonato de Portugal na época de 1922. Curiosamente, ainda antes de o I Campeonato de Portugal ter início, a Selecção Nacional entrava em actividade, algo de raríssimo na história do futebol internacional.

Em 1926, a União Portuguesa de Futebol deu lugar à actual Federação Portuguesa de Futebol.

“Não há duas opiniões em contrário. O futebol que se joga e sempre se jogou em Portugal veio de Inglaterra, pela mão de alguns jovens lusitanos educados nos melhores colégios daquele países e, também, por cidadãos britânicos a trabalhar entre nós.

Há, porém, duas versões sobre a chegada da primeira bola a Portugal. Uma aponta para o Funchal e é atribuída a um inglês de nome Harry Hilton, que ali residia - facto assinalado, durante muitos anos, num pequeno muro do parque infantil do jardim da Camacha, inserindo, em letras metálicas, a legenda “Aqui se praticou futebol pela primeira vez em Portugal em 1875.

Outra diz terem sido os irmãos Eduardo e Frederico Pinto Basto, em 1886, os portadores de uma bola com o forte desejo de continuarem, na sua pátria, um desporto, o futebol, que muito os apaixonara.

A ideia foi acolhida com o maior interesse e entusiasmo pelo irmão maioritário dos jovens estudantes, Guilherme Pinto Basto, que, porém, não se limitou a afagar a bola, como um simples brinquedo para se divertir e pontapear num jogo. Não. Foi bem mais longe. Reuniu amigos, alguns deles ingleses, levou-os até Cascais e, nos terrenos da Parada, um pouco adiante da cidadela, onde hoje existe um jardim público, ali promoveu, numa tarde domingueira de Outubro de 1888, a primeira exibição de futebol em Portugal. Não um jogo, apenas um ensaio, como ele próprio o rotulou, para mostrar aos companheiros e ao público, que prontamente ali acorreu, como se jogava futebol.

Nesse ensaio que hoje podemos entender como exibição ou treino, intervieram, para além de quatro Pinto Basto, outros jogadores que ficaram para a história como os primeiros futebolistas portugueses… [juntamente com outros jogadores] …que, três meses depois, nos terrenos do Campo Pequeno, precisamente no sítio onde hoje se encontra a Praça de Touros, em frente ao Palácio de Galveias, participaram no primeiro jogo de futebol, já com as regras, então adoptadas, em Inglaterra.

Estes actos, em si, e outras iniciativas de Guilherme Pinto Basto, na propaganda e expansão do futebol, levaram ao justo e unânime reconhecimento do seu nome como o do verdadeiro introdutor do mais popular desporto em Portugal. E, implicitamente, o ano de 1888 ficou, assim, praticamente oficializado, como o do nascimento do futebol no nosso país.”
(In “1914 – Os anos de diamante – 1989 / No primeiro Centenário do Futebol Português” da Autoria de Henrique Parreirão, Edição da FPF)

Ganhou dois Mundiais Sub-20 consecutivos, em 1989 e 1991 com uma verdadeira galáxia de estrelas, os maiores sendo os meio-campistas Luís Figo e Rui Costa (a essas estrelas foi dado o nome de a geração de ouro).
Contudo, não conseguiram transferir seu sucesso das categorias de base para o nível adulto.
Portugal foi o país anfitrião do Campeonato da Europa de Futebol 2004, em que se classificou em 2º lugar, apenas atrás da Grécia.

Historial:

Campeonato Europeu:
1984 : 3º lugar
1996: Quartos-Finais
2000 : 3º lugar
2004 : 2º lugar (vice-campeão)
2008 : Quartos-Finais

Campeonato Mundial:
1966 : 3º lugar
1986 : fase de grupos
2002 : fase de grupos
2006 : 4º lugar

NOTÍCIAS
22727 resultados em 2273 páginas
00001
Dor e orgulho para dupla de Portugal
André Moreira descreveu a Alemanha como "mais eficiente", enquanto o capitão português Tomás Podstawski disse que os novos campeões foram "a equipa mais forte que enfrentaram".
Mukhtar "maravilhado" com triunfo da Alemanha
Enquanto o autor do golo decisivo, Hany Mukhtar, estava "maravilhado" pelo triunfo da Alemanha sobre Portugal, Davie Selke enfatizou a sua importância: "Isto é enorme, enorme."
Dínamo de luto por Valentin Belkevich
Valentin Belkevich, sete vezes vencedor do campeonato da Ucrânia e parte da equipa do Dínamo Kiev que atingiu as meias-finais da UEFA Champions League de 1998/99, faleceu aos 41 anos.
O que pensa do "chapéu" de Ricken na final?
Lars Ricken fez história na UEFA Champions League quando marcou pelo Dortmund na final de 1997, na primeira vez que tocou na bola, ao fazer um belo "chapéu" a Angelo Peruzzi.
Porto aposta forte em Espanha
O FC Porto está a ganhar novo sotaque este Verão, com a chegada de um treinador e cinco jogadores nascidos em Espanha, entre outros reforços vindos da La Liga.
Quem é o Qarabağ?
São conhecidos como os "cavaleiros" e ambicionam jogar como o Barcelona: pedimos ao nosso repórter no Azerbaijão para nos contar mais sobre o Qarabağ após bater o Salzburgo.
Candidatos a Melhor Jogador da UEFA na Europa vistos à lupa
O UEFA.com recorre à sua rede de correspondentes no continente para apresentar um olhar mais próximo sobre os dez candidatos ao Prémio Melhor Jogador da UEFA na Europa.
Dermendzhiev sucede a Stoev no Ludogorets
O Ludogorets reagiu ao empate sem golos na primeira mão contra o Partizan demitindo o treinador Stoicho Stoev e escolhendo Georgi Dermendzhiev para o seu lugar.
Siga a final do EURO Sub-19 na Hungria
Portugal vai defrontar a Alemanha, campeã em 2008, na final do Campeonato da Europa Sub-19, em Budapeste. Siga todas as emoções do encontro decisivo no MatchCentre do UEFA.com.
Hassan dá vitória importante
O Rio Ave ganhou vantagem importante na terceira pré-eliminatória da UEFA Europa League, ao vencer por 1-0 a primeira mão, em casa do Gotemburgo.
22727 resultados em 2273 páginas
00001
  • LIGA SAGRES
  • LIGA VITALIS
  • CARSLBERG CUP
  • Clube
    Pos.
    J
    V
    D
    E
    Pts.
    FC Porto
    1
    12
    10
    0
    2
    32
    Benfica
    2
    12
    8
    4
    0
    24
    Guimarães
    3
    12
    6
    3
    3
    21
    Sporting
    4
    12
    5
    3
    4
    19
    Académica
    5
    12
    5
    4
    3
    18
    U. Leiria
    6
    12
    5
    4
    3
    18
    Sp. Braga
    7
    12
    5
    5
    2
    17
    Nacional
    8
    12
    5
    5
    2
    17
    Olhanense
    9
    12
    3
    3
    6
    15
    Beira Mar
    10
    12
    3
    3
    6
    15
    P. Ferreira
    11
    12
    3
    4
    5
    14
    Rio Ave
    12
    12
    3
    5
    4
    13
    V.Setúbal
    13
    12
    3
    5
    4
    13
    Marítimo
    14
    12
    2
    4
    6
    12
    Portimonense
    15
    12
    2
    8
    2
    8
    Naval
    16
    12
    1
    9
    2
    5